www.martimcesar.com.br

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Caminhos de Si o tempo - Jaguarão - Diário Popular

A voz do tempo

Caminhos de Si lança álbum financiado pelo Procultura, sexta-feira, no Theatro Esperança
Após estreia em Pelotas, grupo leva novo repertório para a cidade natal (Foto: Ediane Oliveira) (Foto: )
Após estreia em Pelotas, grupo leva novo repertório para a cidade natal (Foto: Ediane Oliveira)
Versos poéticos e precisos deram origem ao mais recente projeto do grupo Caminhos de Si: "O tempo que corre fora não é o que corre por dentro, pois um se mede por horas e o outro por sentimentos". Escrita pelo poeta Martim Cesar, a frase observa dois tipos de duração: a cronológica e a interior. Essa dualidade motivou muitos dos questionamentos contidos no CD O tempo, segundo da carreira do grupo e financiado pelo Procultura Pelotas, que recebe lançamento nesta sexta-feira no Theatro Esperança.
Um ano após a reabertura da casa de espetáculos, o grupo formado pelos jaguarenses Paulo Timm, Hélio Ramirez e Martim César apresenta o novo repertório na terra natal. A ocasião é de extrema alegria: "Vai ser muito gratificante para nós, que somos de Jaguarão e acompanhamos o teatro durante a reforma. A expectativa é de uma plateia lotada, num momento de comunhão com os músicos", comenta Paulo Timm.
O álbum com 15 faixas avança por temáticas ligadas à literatura, à ecologia e, também, pelas relações de viver entre dois países. "Produzimos arte a partir de uma realidade complexa chamada fronteira, de onde abrem-se as portas para o Uruguai e para o continente latino-americano", avalia. Esse intercâmbio cultural pode ser comprovado nos diferentes ritmos regionais expressos nas melodias das canções.
A receptividade de O tempo tem surpreendido o grupo, tanto em Pelotas, durante a estreia no mês de abril com direito a oficinas com alunos do Colégio Pelotense, quanto em show na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre. Timm vislumbra um público se formando no eixo Jaguarão-Pelotas-Porto Alegre e pretende agora expandir para o Uruguai, como fizeram na divulgação do primeiro álbum, lançado em 2004.
Parceiros na arte
Para a apresentação no Theatro Esperança, o trio contará com um time de músicos no palco: Gil Soares (flauta), Aluisio Rockembach (acordeão), Egbert Parada (violão sete cordas), Renato Popó (percussão), Fabrício Moura (contrabaixo, bandolim e charango), Leonardo Oxley (violino) e Alencar Feijó (bombô), além de participações especiais da cantora Maria da Conceição, do violonista Regis Bardini e da jovem Laura Correa, cantora de Rio Branco.
Como de costume, os shows do Caminhos de Si promovem a união entre música, poesia e teatro. A recitação de poemas fica a cargo de Martim Cesar, enquanto a performance cênica será realizada pelos atores Fernando Petry e Sandro Calvetti, interpretando respectivamente Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança.
A esquete representa um momento especial da apresentação, na qual a obra de Cervantes é reverenciada através de duas canções e três poesias. No CD seria a faixa A ultima aventura de Dom Quixote, mas ao vivo é estendida para valorizar os diferentes suportes artísticos.
Serviço:O quê: show Caminhos de Si - O tempo
Quando: sexta-feira, às 21h
Onde: Theatro Esperança, em Jaguarão
Ingressos: R$ 10,00 com doação de um quilo de alimento à venda na bilheteria do teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário